só 8 segundinhos...

Quem Somos

O que nos compõe é a nossa história

O orgulho do nosso passado

O Instituto Beraca surge dentro da operação da Beraca, empresa líder em fornecimento de ingredientes naturais e orgânicos compostos de ativos extraídos da Amazônia de outros biomas brasileiros.

A partir de 2000, a Beraca estruturou o Programa Beraca de Valorização da Biodiversidade, com o objetivo de assegurar a sustentabilidade no fornecimento de matérias primas da biodiversidade brasileira para o mercado global. Buscando maximizar o impacto social positivo nas comunidades fornecedoras, a Beraca passou a auxiliar comunidades locais nos processos de organização, aumentando a consciência sobre responsabilidade socioambiental, promovendo a transferência de conhecimento e a co-criação de tecnologia. O êxito desse programa vem sendo reconhecido em nível nacional a internacional.

Em anos recentes, a Beraca passou a ser procurada por parceiros e clientes para atuar em territórios que tem sua biodiversidade ameaçada ou em que há oportunidades para fornecimento de matérias primas em ações integradas de sustentabilidade. Apesar desse não ser o core business da Beraca, seus dirigentes entenderam que a expertise que nasceu dentro do negócio tinha o potencial de impactar mais amplamente a sociedade. Passaram a estudar a possibilidade de criar um Instituto que pudesse realizar o sonho mais amplo de deixar uma contribuição para as gerações futuras.

Especialista em desenvolvimento social, com experiência no Brasil e na América Latina, atuando com planejamento participativo, desenvolvimento comunitário, inclusive com povos tradicionais, avaliação de impacto social, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Experiência em agências internacionais (ONU/Banco Mundial), setor privado e organizações não-governamentais.
“A melhor coisa que se pode fazer pelo próximo não é apenas dividir com ele suas riquezas, mas revelar-lhe as dele mesmo.”
Benjamin Disraeli (escritor e primeiro-ministro do Reino Unido em 1868 e entre 1874 e 1880)
Presidente: Ulisses Matiolli Sabará
Vice Presidente: Daniel Nose Sabará
Diretor Financeiro: Wellington Santos Rodgério
Conselho Fiscal
Junior Pereira Ramos, Fabio Licastro, Ronison Martins Porto
Suplência do Conselho Fiscal
Ana Maria Rédua Giamarino, Daniela Aparecida Diamente Bierast, José Roberto do Nascimento

Conheça nosso ponto de vista

A missão do Instituto Beraca é sonhar transformação social conjuntamente com comunidades vulneráveis e, através do acesso a mercados diferenciados, ativar economias locais sustentáveis que garantam a preservação e restauração do meio ambiente, a continuidade da diversidade cultural e o resgate da dignidade humana impactada pela pobreza.
“A melhor coisa que se pode fazer pelo próximo não é apenas dividir com ele suas riquezas, mas revelar-lhe as dele mesmo.”
Benjamin Disraeli (escritor e primeiro-ministro do Reino Unido em 1868 e entre 1874 e 1880)
Empatia e respeito ao outro
Empreendedorismo e resiliência
Respeito à diversidade humana e cultural
Ética e transparência
É rápido