só 8 segundinhos...

Bragança

Pará

1. Estudo do caso

Segundo recentes pesquisas, a cidade de Bragança faz parte do grupo com IDH-M considerado baixo, apenas 0,589. Baseamos nossa investigação em dois tópicos: Os efeitos da atividade de coleta de sementes na composição da renda familiar; e O impacto da organização dos trabalhadores em cooperativas na renda das famílias coletoras.

2. Resultado

A princípio, levantamos a seguinte hipótese: O incentivo à coleta de oleaginosas tende a minimizar a dependência das famílias de atividades que exerçam, aparentemente, maior impacto ambiental e de programas de transferência de renda promovidos pelo governo. Em Bragança, as fontes de renda características são: produção de farinha de mandioca (38%), criação de frango de corte (10%), outras atividades agrícolas(cerca de 5%) e coleta de oleaginosas (5%), além do Bolsa Família e da Aposentadoria rural (que somam, juntos, 17%).

3. Experiência

A partir dos resultados, pudemos observar que os incentivos à determinadas atividades podem modificar a escolha do conjunto de atividades desenvolvidas, diminuindo a dependência, em termos e geração de renda, de uma única atividade. Em tese, o incentivo à coleta de oleaginosas pode diminuir a pressão sobre os recursos naturais envolvidos nas atividades de pesca e produção de farinha, ou ,ainda, a dependência de programas de transferência de renda.

Detalhes do projeto

Cliente: Beraca

Data: Março, 2017



   Ver todos Próximo case